Aditamento FIES 2019: Renovação FIES, Prazos, Solicitação

Quem utiliza o FIES para financiar os seus estudos, deve ficar atento aos prazos para a realização do Aditamento FIES 2019. Muitos estudantes, por falta de informação, acabam perdendo o financiamento dos seus estudos simplesmente porque não realizaram o Aditamento FIES 2019. Veja aqui como funciona e como fazer.

Aditamento FIES 2019

Aditamento FIES 2019

Criado em 1999 pelo Ministério da Educação, o FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior ajuda a realizar o sonho de muitos cidadãos brasileiros, oferecendo o financiamento estudantil com as menores taxas de juros do país.

Financiar os estudos em um programa como esse é a melhor opção de quem não tem condições de pagar por uma mensalidade integral.

Mas é preciso ficar atento a todos os prazos do programa com relação a renovação FIES 2019, atualização de cadastro entre outras. Quer saber mais como tudo isso funciona? Continue acompanhando a leitura desse artigo.


Quais são os prazos para fazer o Aditamento FIES 2020?

Aditamento FIES 2019 nada mais é do que a renovação do financiamento oferecido pelo FIES ao estudante. Todo estudante que tem os seus estudos financiados pelo FIES deve fazer essa renovação obrigatoriamente se quiser continuar usufruindo desse benefício.

✓    Veja a lista completa de faculdades que aceitam o FIES 2019

A renovação FIES 2019 é feita 2 vezes por ano, sempre no começo e meio do ano, tendo 2 formas diferentes sendo elas o Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado.

Tipos de aditamento FIES 2019

Existem dois tipos de aditamento que o estudante pode fazer:

  • Aditamento simplificado: Este tipo de aditamento é indicado para os estudantes que não precisam realizar nenhuma modificação nos seus dados cadastrados e que principalmente não possuam nenhuma pendência financeira.
  • Aditamento não simplificado: Já este tipo de aditamento é indicado para os estudantes que precisam fazer alterações nos seus dados cadastrais, ou nos dados de seu fiador, ou que possuam pendências financeiras que precisem ser negociadas.

Aditamento FIES 2019


Solicitação do Aditamento

A solicitação do Aditamento FIES 2019 é feita pela CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. O aluno deve utilizar o SISFIES 2019 para fazer esse aditamento depois que for solicitado pela CPSA.

É importante que os estudantes confiram todas as informações inseridas no SisFIES e verifiquem se precisará ser feita alguma alteração.


Como fazer a renovação FIES?

Como nós já mencionamos acima, o Aditamento FIES 2019 poderá ser simplificado ou não simplificado e ele é feito duas vezes por ano, da mesma maneira que todas as Universidade brasileiras fazem a renovação de matrícula a cada novo período acadêmico.

É importante lembrar que esse aditamento é feito através do SisFIES.

Assim que o estudante conferir todas as suas informações ele deverá prosseguir da seguinte maneira:

  • O estudante terá apenas 20 dias para comparecer na CPSA se todos os dados estiverem corretos para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula ou DRM. O presidente da comissão ou o seu vice deve assinar este documento.
  • Se o estudante conferiu as informações e verificou que elas estão incorretas, então, ele deverá entrar em contato com a CPSA para corrigir essas informações e recomeçar o processo de aditamento.

Passo a passo para fazer o aditamento FIES 2019

  • Depois de receber um e-mail do CPSA, o aluno deverá visitar o site do SisFIES

Aditamento FIES 2019

  • Clique em “Aditamento de Contrato”;

Aditamento FIES 2019

  • Faça o login e verifique todos os seus dados. Se tudo estiver correto clique em “sim”;

Aditamento FIES 2019

  • Altere alguma informação que achar necessário e em seguida clique em “Confirmar aditamento”;

  • Aparecerá uma tela final confirmando a realização do Aditamento.

Para os aditamentos não simplificados, os estudantes terão um prazo de até 10 dias para comparecerem com seus fiadores ou representantes legais para assinarem o aditamento nos agentes financeiros e apresentarem os novos documentos necessários FIES 2019.

Caso o estudante não realize o seu aditamento FIES, ele terá o seu contrato com o FIES 2019 cancelado, pois a instituição entenderá que o aluno já não tem mais intenção de continuar com o seu benefício, assim, passando ele para outra pessoa.

    1. Maria José Gomes.
    2. Kamila Ramos Da Silva
    3. mauricio vieira da silva

    Adicione Seu Comentário