Categorias: Aditamento

Aditamento FIES 2019: Renovação FIES, Prazos, Solicitação

Quem utiliza o FIES para financiar os seus estudos, deve ficar atento aos prazos para a realização do Aditamento FIES 2019. Muitos estudantes, por falta de informação, acabam perdendo o financiamento dos seus estudos simplesmente porque não realizaram o Aditamento FIES 2019. Veja aqui como funciona e como fazer.

Aditamento FIES 2019

Criado em 1999 pelo Ministério da Educação, o FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior ajuda a realizar o sonho de muitos cidadãos brasileiros, oferecendo o financiamento estudantil com as menores taxas de juros do país.

Financiar os estudos em um programa como esse é a melhor opção de quem não tem condições de pagar por uma mensalidade integral.

Mas é preciso ficar atento a todos os prazos do programa com relação a renovação FIES 2019, atualização de cadastro entre outras. Quer saber mais como tudo isso funciona? Continue acompanhando a leitura desse artigo.


Quais são os prazos para fazer o Aditamento FIES 2020?

Aditamento FIES 2019 nada mais é do que a renovação do financiamento oferecido pelo FIES ao estudante. Todo estudante que tem os seus estudos financiados pelo FIES deve fazer essa renovação obrigatoriamente se quiser continuar usufruindo desse benefício.

✓    Veja a lista completa de faculdades que aceitam o FIES 2019

A renovação FIES 2019 é feita 2 vezes por ano, sempre no começo e meio do ano, tendo 2 formas diferentes sendo elas o Aditamento FIES Simplificado e Não Simplificado.

Tipos de aditamento FIES 2019

Existem dois tipos de aditamento que o estudante pode fazer:

  • Aditamento simplificado: Este tipo de aditamento é indicado para os estudantes que não precisam realizar nenhuma modificação nos seus dados cadastrados e que principalmente não possuam nenhuma pendência financeira.
  • Aditamento não simplificado: Já este tipo de aditamento é indicado para os estudantes que precisam fazer alterações nos seus dados cadastrais, ou nos dados de seu fiador, ou que possuam pendências financeiras que precisem ser negociadas.


Solicitação do Aditamento

A solicitação do Aditamento FIES 2019 é feita pela CPSA ou Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. O aluno deve utilizar o SISFIES 2019 para fazer esse aditamento depois que for solicitado pela CPSA.

É importante que os estudantes confiram todas as informações inseridas no SisFIES e verifiquem se precisará ser feita alguma alteração.


Como fazer a renovação FIES?

Como nós já mencionamos acima, o Aditamento FIES 2019 poderá ser simplificado ou não simplificado e ele é feito duas vezes por ano, da mesma maneira que todas as Universidade brasileiras fazem a renovação de matrícula a cada novo período acadêmico.

É importante lembrar que esse aditamento é feito através do SisFIES.

Assim que o estudante conferir todas as suas informações ele deverá prosseguir da seguinte maneira:

  • O estudante terá apenas 20 dias para comparecer na CPSA se todos os dados estiverem corretos para retirar o Documento de Regularidade de Matrícula ou DRM. O presidente da comissão ou o seu vice deve assinar este documento.
  • Se o estudante conferiu as informações e verificou que elas estão incorretas, então, ele deverá entrar em contato com a CPSA para corrigir essas informações e recomeçar o processo de aditamento.

Passo a passo para fazer o aditamento FIES 2019

  • Depois de receber um e-mail do CPSA, o aluno deverá visitar o site do SisFIES

  • Clique em “Aditamento de Contrato”;

  • Faça o login e verifique todos os seus dados. Se tudo estiver correto clique em “sim”;

  • Altere alguma informação que achar necessário e em seguida clique em “Confirmar aditamento”;

  • Aparecerá uma tela final confirmando a realização do Aditamento.

Para os aditamentos não simplificados, os estudantes terão um prazo de até 10 dias para comparecerem com seus fiadores ou representantes legais para assinarem o aditamento nos agentes financeiros e apresentarem os novos documentos necessários FIES 2019.

Caso o estudante não realize o seu aditamento FIES, ele terá o seu contrato com o FIES 2019 cancelado, pois a instituição entenderá que o aluno já não tem mais intenção de continuar com o seu benefício, assim, passando ele para outra pessoa.

Últimas Notícias

  • Notícias

Mais Bolsas 2020: Inscrições, Como Funciona, Bolsas de 75%

O Mais Bolsas 2020 é um dos projetos mais desejados, porque o mesmo ajuda estudantes a conseguirem a graduação dos…

4 dias ago
  • Cancelamento

Cancelamento FIES 2020: Veja como cancelar seu FIES, Documentos

Muitos estudantes brasileiros que estão no programa FIES, estão por motivos pessoais fazendo o cancelamento FIES 2020. Porém muitos ainda…

5 dias ago
  • Inscrições

FIES Resultado 2020: Consultar Resultado, Aprovados AQUI!!

Todos os candidatos ao financiamento estudantil, devem entender como funciona os FIES resultado 2020 . Porque, é através do mesmo…

1 semana ago
  • Novo FIES 2020

Como funciona o FIES 2020: Inscrições, Novas Regras do FIES!!

Todo o candidato ao financiamento estudantil, deve entender como funciona o FIES 2020. Conhecer bem as etapas, a documentação necessária…

1 semana ago
  • Novo FIES 2020

Novas Regras FIES 2020: O que mudou no FIES 2020? AQUI!!

Os estudantes que desejam fazer parte do financiamento estudantil - FIES, precisam estar atentos as novas regras FIES 2020. Assim,…

4 dias ago
  • Inscrições

FIES 2020 Documentos: Inscrições, Aditamento, LISTA AQUI!!

O aluno que fará parte do programa de financiamento estudantil, deve estar atento ao FIES 2020 documentos. Apenas com a…

4 dias ago